>

Tipos de Terminais PDA

A computação móvel se tornou uma ferramenta fundamental e fundamental na maioria das empresas e em várias posições dentro dessas empresas, pois permite executar várias tarefas com rapidez e precisão, otimizando o tempo e reduzindo erros. Do gerenciamento de armazém ao suporte técnico de campo, os terminais móveis podem capacitar qualquer negócio, aumentando a eficiência e a produtividade. Em outras palavras, o PDA correto aumentará drasticamente a velocidade, a precisão e o número de tarefas que eles podem concluir em um dia útil.

O verdadeiro desafio é realmente encontrar o terminal certo. Com a amplia gama disponível, pode ser confuso entender quais são as diferenças entre si. A seleção do melhor terminal PDA para as necessidades da sua empresa é essencial para ajudá-lo a tirar proveito de todos os benefícios da tecnologia.

  • - Para que vai usar o PDA? Inventario, seguimento de ativos, operações de campo?
  • - Onde vai utilizar o equipamento? Em um ambiente agressivo?
  • - Selecionou o software que vai utilizar? Que requerimentos necessita?
  • - Que tipo de códigos de barras irá ler?
  • - Necessita a conexão em tempo real?

Saber como o PDA será usado ajudará a decidir o formato do equipamento, o sistema operacional e outras opções de configuração que você possa precisar. A compreensão de cada um desses fatores ajudará você a encontrar o dispositivo móvel certo.

Formatos de PDA

Uma das etapas mais importantes para encontrar o equipamento certo é decidir que tipo estará dentro da amplia gama de fabricantes. Esse ponto será determinado em muitas ocasiões pelos recursos funcionais de que precisaremos. Vamos agrupar o intervalo em 6 tipos principais e cada um tem suas vantagens, dependendo de sua aplicação e uso planejado.

  • Básico ou coletor de dados

    Básica o recolector de datos

    Essas são as equipes mais simples. São equipamentos com recursos limitados, a maioria nem tem comunicação. Eles geralmente funcionam no modo de lote, ou seja, armazenam as informações lidas no dispositivo e podem baixá-las para o PC em formato texto ou excel. São equipamentos com processadores simples e memória limitada, minimamente robustos e que não são projetados para manuseio inadequado. Eles são o equipamento ideal para uso ocasional e trabalho esporádico ao longo do dia.

  • Terminal Full-Screen ou formato telefone

    Full-Screen

    São computadores fisicamente semelhantes aos telefones de hoje, computadores em tela inteira com sistemas operacionais Android, que fornecem ao usuário acesso total a todas as informações necessárias em um dispositivo compacto. Com esses dispositivos, você terá opções para Wi-Fi e Bluetooth ou também para comunicações WWAN e GPS. Este tipo de dispositivo está disponível em várias versões, dependendo de seu desempenho e robustez. Existem equipes com processadores simples e minimamente robustos, até equipes de alto desempenho com um alto grau de robustez ou mesmo as opções mais exigentes. Devido ao seu tamanho, esses terminais são perfeitos nas mãos de técnicos de campo, motoristas de entrega, administradores de remessas ou qualquer outro aplicativo que saia das quatro paredes da sua empresa. Também pode ser usado com sucesso dentro do armazém, graças à sua versatilidade.

  • Terminal completo (com teclado formato EDA)

    EDA

    Esse tipo de equipamento é de tamanho semelhante ao anterior e possui opções semelhantes. Eles têm uma tela um pouco menor e um pequeno teclado numérico ou alfabético. São computadores projetados para os mesmos usos e com opções semelhantes aos computadores de tela cheia, mas esse tipo de formato era mais popular quando os sistemas operacionais eram Windows, embora também existam e os modelos Android estejam sendo incorporados ao intervalo. Esses dispositivos oferecem todas as opções de conectividade sem fio (W-FI, Bluetooth ou também WWAN). Existem terminais com diferentes desempenhos e níveis de robustez, indicados principalmente para aplicações em campo, mas os modelos mais avançados são úteis em um armazém ou centro de distribuição.

  • Terminal de Armazém

    terminal

    Os terminais do armazém são equipamentos com display e teclados grandes para facilitar o uso pelos operadores; em muitas ocasiões, eles são apresentados com uma alça para maior produtividade. Tecnologicamente, são equipamentos de alto desempenho, trabalham em uma rede Wi-Fi ou em modo de lote, raramente têm a opção de trabalhar com WAN. Esses terminais oferecem uma ampla variedade de scanners, incluindo leitores de longo alcance para digitalizar a mais de 12 metros de distância (para uso em empilhadeiras e para impedir que o operador saia do veículo, por exemplo) ou DPM (códigos de leitura gravados nas peças em produção) . Além do armazém, esses dispositivos também são usados em lojas de varejo que colocam as unidades em uso intensivo, o que lhes dá a opção de equipamentos mais duráveis ou em ambientes de fabricação. ambientes especiais, como ambientes explosivos (ATEX), em câmaras de congelação de até -30º ou equipamentos com radiocomunicação.

  • Weareables

    Weareables

    Eles fornecem a mesma energia que um PDA e conectividade sem fio, enquanto liberam suas mãos para outras tarefas. O terminal é montado no pulso enquanto o scanner se conecta ao dedo ou anexa a uma luva. Isso permite que você digitalize e colete dados enquanto ainda estiver usando as duas mãos para pegar peças ou produtos, proporcionando maior produtividade. Muitas vezes, você encontra dispositivos específicos ou PDAs de tela cheia personalizados, com suportes de pulso e leitores de anel conectados por Bluetooth. Esses dispositivos também oferecem suporte a aplicativos baseados em voz ou pick-to-voice, onde o equipamento ajuda a aumentar a eficiência e a produtividade do trabalhador.

  • Equipamento embarcável de Montajem fixa o veículos

    terminal

    Os terminais de montagem móvel / fixa colocam um poder de computação robusto em um formato robusto projetado para ser alimentado e lidar com a vibração de empilhadeiras e outros veículos. Diferentemente de outros tipos de terminais móveis, esses dispositivos não possuem scanners embutidos, mas conectam um leitor industrial, com ou sem fio, com as características de leitura apropriadas. Nesse tipo de solução, é comum o uso de leitores de longa distância. Os kits de montagem em veículo geralmente executam um sistema operacional Windows Mobile ou Professional Windows com os mesmos recursos que um PC, mas alguns modelos oferecem opções para Android. Os aplicativos de seleção, localização, freezer, remessa e recebimento podem tirar proveito do aumento da produtividade e da redução de erros fornecidos por esses terminais móveis.

  • Formato Tablet Industrial

    tablet

    Os terminais no formato Tablet também chegaram em formato robusto, em pequenos formatos de 7 ou 8 polegadas ou maiores que 10 polegadas. Eles podem ter sistemas operacionais Android ou Windows 10 como o de qualquer PC, o que lhes proporciona uma fácil integração, pois coloca nas mãos do trabalhador um dispositivo no qual você pode colocar o aplicativo de qualquer PC sem precisar fazer adaptações em outros sistemas operacional. São computadores com possibilidade de comunicação WWAN, com scanner de código e com diferentes opções de processador, memória e disco. Eles podem ser usados nos locais mais agressivos, já que determinados modelos podem atender aos padrões militares, minas, oficinas, missões militares, armazéns e até podem ser usados como um terminal de caminhões com os acessórios adequados.


Sistema Operativo

Cada terminal possui um sistema operacional (SO), não é diferente de um laptop ou PC de mesa. O sistema operacional é a estrutura de software que conecta o hardware do computador móvel aos aplicativos em execução no dispositivo. A funcionalidade e os aplicativos disponíveis para o seu terminal móvel dependerão completamente do sistema operacional instalado nele.

  • Windows Mobile/Windows CE

    windows

    Sistema operacional baseado no Windows, adaptado a dispositivos móveis, essas soluções dominam o mercado até os últimos anos, até a ascensão do Android até sua recente obsolescência, são sistemas que continuam a ser reivindicados por emulações de servidor de terminal ou telnet, para programas desenvolvido para esses SO e, em menor grau, serviços da Web onde um parque existente desse tipo de equipamento está disponível. Embora eles já estejam obsoletos, podemos continuar solicitando sua substituição, especialmente em dispositivos de armazenamento de última geração, onde há um grande parque implantado e em operação.

  • Android

    android

    O Android é um sistema operacional amplamente usado e usado em telefones celulares pessoais, que deu um salto para os dispositivos profissionais de trabalho, oferecendo um ambiente muito familiar para os trabalhadores, pois o sistema operacional não difere substancialmente do usado em equipamentos de consumo. Eles são compatíveis com telnet, servidor de terminal e especialmente emulações de serviços da Web, além de oferecer um ambiente de desenvolvimento de aplicativos simples e amplo. Outra das grandes vantagens que o Android oferece é que ele permite que os principais aplicativos (ERP / WMS) sejam executados no mesmo dispositivo, juntamente com aplicativos de comunicação e produtividade, como email e mensagens, proporcionando uma versatilidade muito maior aos dispositivos.


Conectividade Sem Fios

Embora cada PDA possa armazenar informações localmente em sua memória, a maioria das empresas deseja tirar proveito da conectividade sem fio de um dispositivo. A capacidade de coletar, revisar e atualizar informações em tempo real permite que uma empresa aja de maneira mais rápida e eficaz. Com o acesso sem fio de um terminal móvel, você pode maximizar a produtividade da força de trabalho e expandir seus recursos. Existem várias maneiras diferentes pelas quais um dispositivo pode se comunicar sem fio e depende das necessidades específicas do seu aplicativo, sendo que uma ou todas podem ser necessárias.

  • Wi-Fi ou WLAN

    Essa é a conectividade sem fio mais comum para terminais PDA e, assim como sua rede sem fio doméstica, desde que esteja dentro do alcance da rede, você terá acesso aos recursos da rede. O Wi-Fi é a solução perfeita para aplicativos localizados em um site fixo, onde você pode configurar a infraestrutura de rede, como pontos de acesso. Armazéns, lojas, hospitais ... usam conectividade Wi-Fi em dispositivos móveis para permitir troca e acesso em tempo real às informações.

  • WWAN

    O acesso à rede de longa distância (WWAN) é a mesma tecnologia usada nas comunicações de dados de um telefone móvel. O equipamento PDA com recursos WWAN poderá conectar e / ou fazer chamadas telefônicas como um smartphone. A grande vantagem do acesso à WWAN é que seu aplicativo pode deixar as restrições de uma rede fixa e fazer o trabalho em campo. Para técnicos de campo e motoristas de entrega, esse tipo de conectividade permitiria que eles recebessem tarefas no local, chamassem recursos (manuais, contas de clientes, rotas etc.) e devolvessem pedidos ao escritório principal enquanto eles estão na rua. A conectividade WAN pode mudar drasticamente a maneira como seus negócios funcionam e melhorar sua capacidade de responder aos seus clientes.

  • Bluetooth

    O Bluetooth é uma tecnologia sem fio exclusiva porque não requer hardware de rede para funcionar. Seu principal objetivo é conectar dois dispositivos um ao outro, como um PDA e uma impressora ou scanner. Desde que ambos os dispositivos possuam recursos Bluetooth, eles podem se conectar sem fio. O Bluetooth tem um alcance normalmente limitado de 10 metros, embora existam modelos com mais opções de distância, mas requer muito pouca configuração para usar. Com os PDAs, o uso mais comum do Bluetooth é conectar-se a uma impressora sem fio, sem precisar lidar com cabos.

  • GPS

    O Sistema de Posicionamento Global (GPS) não é exatamente o mesmo que as outras opções sem fio, pois é usado apenas para obter informações de localização no terminal móvel. Esta é a mesma tecnologia encontrada nos sistemas de navegação de um carro. Ele não se comunica via GPS, mas, quando combinado com uma opção WWAN, permite saber onde estão os recursos, como instruções passo a passo, mapeamento e marcação de localização de ativos. O GPS pode ser o menos crítico em relação às opções sem fio, mas para empresas que trabalham em campo, ele pode ajudar a fornecer locais e informações adicionais que melhoram a precisão do seu aplicativo.

  • Nível de Robustez

    Os terminais PDA geralmente são focados em um ambiente de trabalho e têm um nível de robustez ou "rugosidade" necessário para resistir às diferentes necessidades que possam surgir. Existem vários fatores que podem definir a capacidade de suportar condições extremas em termos de choques, humidade, poeira, vibração etc. Portanto, o grau de robustez de um equipamento será determinado por sua capacidade de suportar condições adversas em cenários de trabalho com:

  • - Água e pó, definido por o índice de selado
  • - Temperaturas extremas
  • - Humidade
  • - Vibração
  • - Resistência a caídas

Quanto mais altas essas capacidades nos fornecerão equipamentos que terão maior durabilidade, a resistência dos componentes a dias intensos de trabalho e a durabilidade de uma equipe ao longo dos anos.

Precisamos saber se precisamos de resistência a esses fatores, a expectativa de vida do investimento que queremos fazer e a intensidade dos turnos de trabalho. Não é o mesmo usar um equipamento específico para estoques do que em uma fábrica ou armazém com turnos rotativos em que o dia útil dos terminais pode ser de 24 horas e prever se o ambiente pode ser hostil a quedas, umidade ou temperaturas extremas.

Depois de decidir sobre um tipo de PDA junto com o sistema operacional, as opções de conectividade e o conhecimento da robustez que o dispositivo deve cumprir. A última grande decisão é que tipo de leitor você precisará no dispositivo. A grande preocupação de um scanner é que tipo de código de barras ele lerá e a que distância. Os terminais móveis oferecerão os seguintes tipos de scanners: laser, laser de longo alcance, imager 2D, 2D com longa distância, HD, DPM etc. (visite nosso guia de leitores aqui).

Atualmente, com todas as opções disponíveis para terminais móveis, é importante encontrar o dispositivo certo para suas necessidades comerciais. Lembre-se de que as opções mais avançadas estão disponíveis apenas no equipamento de armazém mais sofisticado. Determinar como você usará o dispositivo móvel e quais recursos ele precisará facilitarão o processo de decisão e, acima de tudo, a escolha será a que melhor se adequar às necessidades da empresa.


Se você ainda tiver dificuldades ou tiver dúvidas adicionais, ligue para nossos especialistas em terminais de PDA. Estamos felizes em ajudar.


COMO PODEMOS AJUDAR

COMO PODEMOS AJUDAR

Para mais detalhes sobre nossas soluções, pelo correio ligue para (+351) 308 800 842 ou preencha este formulário.

    * Campos obrigatórios

    No, thanks

    Logiscenter in the world