• Contato
  • Chat
  • A Minha Conta

Tipos de Terminais PDA

Descubra que tipo de terminal é o mais apropiado para seu negócio

Os terminais portáteis são similares a um Assistente Pessoal Digital (PDA). No entanto, os terminais móveis são muito mais resistentes do que um PDA, além disso, em nossa página é possível encontrar terminais com scanner embutido em seu próprio dispositivo. Embora os terminais estejam classificados em uma categoria, existem múltiplas configurações e opções para escolher. As informações fornecidas abaixo vão ajudá-lo em seu processo de seleção.

Batch Vs. Wireless

Falamos sobre arquivos de lote (Batch) quando os dados são recolhidos pelo terminal e armazenados em sua memória. Neste tipo de coleta de dados é necessário que o usuário leve o terminal a um cradle que é conectado ao PC para que os dados sejam transferidos para o banco de dados. A coleta Wireless utiliza uma rede inalâmbrica. A coleta inalâmbrica permite que a informação seja recolhida e transferida para o banco de dados em tempo real.


A vantagem do arquivo de lotes se comparado à inalâmbrica é a economia nos custos de hardware. Os terminais de coleta off-line são mais baratos e não exigem a instalação de uma infra-estrutura de W-LAN. A infra-estrutura W-LAN inclui, mas não está limitada aos pontos de acesso inalámbricos e switch / drivers.


Os benefícios da coleta de dados inalâmbrica são o aumento da produção, a obtenção de informações em tempo real e os melhores tempos de resposta. Recomendamos que antes da aquisição ou instalação de uma rede W-LAN seja realizado um estudo de cobertura do local.

Tipo de terminal

Terminais tipo PDA & Profissionales

Os Terminais PDA são ideais para trabalhadores de campo, pois contam com todas as capacidades funcionais de um PDA e, no entento, são mais resistentes. Além disso, contam com outras opções, como GPS, monitores tácteis ou leitor de código de barras (ideal para os serviços técnicos, distribuidores, etc.). Lideram neste setor fabricantes como Datalogic, HHP Honeywell, Intermec, LXE e Motorola-Symbol.

Terminais de Bordo -Veículos-

Os terminais de bordo são extremamente resistentes porque foram projetados para serem utilizados em veículos industriais como empilhadeiras, etc. As marcas líderes nesta categoria são LXE, Motorola-Symbol, Datalogic e Intermec.

Terminais Mãos Livres -Wearabless-

Os Terminais Mãos livres, além de muitas funções dão ao operador a mobilidade total, pois se podem acoplar ao seu cinto ou no pulso. Elas são perfeitas para o inventário packing. Motorola-Symbol e LXE são dois grandes expoentes do setor.

Coletor de Dados (Off-Line)

Os coletores de dados off-line tendem a ser menores e, geralmente, tem um sistema operacional menos sofisticados. Entre os coletores mais populares estão os modelos da Metrologic, Datalogic, Motorola-Symbol ou HHP Honeywell.

Terminais Industriais Rugged -Armazém-

Os Terminais Industriais Rugged são dispositivos extremamente resistentes. Posseum um grande número de configurações de teclado e opções para configurar suas teclas e fazer seu uso mais fácil e adequeado aos seus diferentes usos em diversas indústrias. Os líderes de mercado são Datalogic, HHP Honeywell, Intermec, LXE e Motorola-Symbol.

Tablet PCs

Um Tablet PC é um aparelho a meio caminho entre um laptop e um PDA, em que se pode escrever através de um monitor táctil. O usuário pode usar um stylus para operar o computador sem teclado ou mouse. São altamente resistentes e são adequados para entormos industrial.

Terminais com GPS

Os Terminais com GPS são os dispositivos mais sofisticados na gama de terminais portáteis. Eles são perfeitos para os trabalhadores com mobilidade, tanto para que possam ver os destinos como para que estejam localizados em todos os momentos. Encabeçam o setor Motorola-Symbol, HHP Honeywell e Intermec.

Terminais para Congelados

Os Terminais para Congelados são projetados para suportar as mais severas condições. Seu nível de segurança IP é máxima. Eles são adequados para ambientes em que o operador passa certos períodos de tempo em câmaras frigoríficas.

Motores de Escaneamento

Há quatro tipos básicos de motores de escaneamento que devem ser considerados quando se escolhe um terminal com leitor a laser; laser, linear imager 1D, 2D imager e longo alcance.


Os motores de escaneamento a laser: Utilizam um laser como fonte de luz e normalmente empregam um espelho giratório ou prisma para escanear o raio laser para frente e para trás através do código de barras. No passado, considerava-se que os motores a laser eram mais rápido que os linear imagers e que realizavam um trabalho melhor em ambientes muito claros, por exemplo, nos escaneamentos realizados no exterior.

Os linear imagers 1D: Também conhecidos como CCD (Charged Coupled Device) utilizam um conjunto de centenas de minúsculos sensores de luz alinhados em uma fileira na cabeça do leitor. Em vez de emitir uma única linha, como um scanner a laser, os linear imagers emitem um retângulo maior que permite ao usuário verificar que a área está sendo escaneada. Em alguns aspectos, o linear imager é como tirar uma foto, por isso não é necessário ter uma orientação específica com relação ao código de barras.

Os Imagers 2D: Funcionam da mesma maneira que os linear imagers, com a diferença de que são capazes de ler códigos de barras 2D. Os códigos de barra 2D trabalhar em dois planos, ao invés de um, por isso os códigos de barras 2D pode conter mais informações.

Os leitores de longo alcance: Permitem ao usuário ler códigos de barras desde grandes distâncias. Antes os scanners de longo alcance só funcionam quando se estava a uma distância considerável, no entanto com os atuais leitores, o usuário tem maior flexibilidade no escaneamento tanto de perto quanto de longe.

Sistema Operacional

O Sistema Operacional dos terminais móveis é semelhante aos computadores pessoais. Embora alguns terminais usem DOS OS, a maioria dos terminais de utilizam plataformas mais comuns, como o Windows Mobile 5.0 ou Windows CE 5.0. O Windows CE é um RTOS (Real Time Operating System) que pode ser usado para construir robôs, controladores industriais, Internet, etc.


Windows CE inclui uma ferramenta, Platform Builder, que permite selecionar os componentes desejados para sua plataforma. Os desenvolvedores podem ampliar a plataforma almejada, de modo que a plataforma não seja uma configuração estandar, mas que se adapte às suas necessidades.


Por outro lado, o Windows Mobile é uma plataforma padrão para PDA's e celulares. A equipe do Windows Mobile selecionou os componentes do Windows CE para a plataforma Windows Mobile e criou alguns kits para os distribuidores. Dispositivos com base nesses kits são conhecidos como dispositivos baseados no Windows Mobile.

IP Rating

Outro recurso que é frequentemente anunciado pelos terminais é o IP Rating.


O primeiro dígito no IP Rating indica o Grau de Protecção Contra Contatos e Corpos Sólidos Externos:
Na maioria das vezes o primeiro dígito do grau de proteção IP dos terminais é de 5 ou 6. O 5 significa que a embalagem protetora do terminal não fornece proteção completa contra a entrada de poeira. No entanto, não permite o ingresso suficiente de partículas de poeira que possam interferir na operação do equipamento. O 6 significa que o terminal está totalmente protegido contra poeira - não permite a entrada de poeira.


O segundo dígito indica o Grau de Proteção Contra Líquidos:
Os números frequentes são 4, 5 e 6. O número 4 indica que o dispositivo está protegido contra salpicos de água. O equipamento não é afetado quando a água é projetada em todas as direções contra sua embalagem estando esta inclinada desde sua posição normal a um ângulo menor ou igual a 15 º. O 5 indica que o terminal está protegido contra jatos de água. Água projetada por uma mangueira de todas as direções contra sua embalagem não tem qualquer efeito prejudicial. E o 6, que indica que está protegido contra os estragos do mar. A embalagem protege contra a entrada de quantidades de água provenientes de ondas do mar ou jatos fortes que podem ser prejudiciais para o equipamento.

Aplicação Básico Campo Armazém Pistola
Inventory
(contagem)
Inventário
Gestão
Indicação
Conservação
Seleção
Apoio
COMO PODEMOS AJUDAR

Para mais detalhes sobre nossas soluções, pelo correio ligue para (+351) 308 800 842 ou preencha este formulário.

Informação de contacto

* Campos obrigatórios

Choose your country:

No, thanks