Guia de scanners de código de barras

Os leitores de código de barras ficaram mais fáceis de usar que nunca. Tem muito tempo que se teria de tratar com caixas descodificadoras e múltiplos cabos que iam a todas as partes. Simplesmente conecte o cabo do scanner ao computador e já está, funcionará de imediato!

Se o seu funcionamento ficou mais fácil, agora há mais opções e variedades de leitores para eleger. Eleger o correto pode ser um desafio sem entender os diversos tipos e opções. O primeiro passo para encontrar o scanner adequado é identificar as suas necessidades específicas:

  • -Onde se utilizará o scanner? É um meio resistente?
  • -Com que frequência se utilizará?
  • -Que tipo de códigos de barras irá ler?
  • -Como se utilizará o scanner?
  • -Pode permanecer conectado a um PC?

Saber como vai usar o scanner lhe ajudará a decidir que tipo de scanner, fator de forma e que outra opção necessitará. Compreender cada um de estos fatores lhe ajudará a encontrar o scanner adequado para as suas necessidades.

Tipos de leitores de código de barras

Uma das preocupações mais importantes na hora de eleger um scanner adequado é o tipo de motor de leitura que tem. Isto depende em última instância do tipo de códigos de barras que se vai ler. Existem 3 tipos principais de motores de leitura.

  • Laser

    Este é o tipo de scanner mais conhecido. Utiliza um laser de díodo vermelho para ler a refletividade dos espaços em branco e negro em um código de barras. Os scanners laser apenas são capazes de ler códigos de barras lineares (1D) standard. Os scanners laser standard são capazes ler de uns poucos centímetros a meio metro dependendo do tamanho do código de barras. Também há scanners laser de alcance estendido, 10 metros de distância quando se utilizam etiquetas grandes com códigos de uma densidade baixa.

  • Lineal Imager

    Os scanners de imagens lineares são similares aos de lasers, já que também apenas leem códigos de barras 1D. Mas em lugar de ler la luz refletida do laser, tomam uma imagem do código de barras. Este tipo de scanner de motor de leitura convertido em um muito bom substituto para o scanner laser, já que os seus alcances de leitura foram melhorados, são superiores na reconstrução de código quando que estão mal impressos os danificados em comparação com o laser e seus custos são inferiores. Nos últimos anos esta opção de leitor 1D tem substituído o Laser.

  • Imágenes de área (2D)

    Igual que os geradores de imagens lineares, os geradores de imagens 2D completos também capturam uma imagem para analisar, mas uma das diferencias em relação aos dispositivos lineares, é que estes leitores podem ler qualquer tipo de código de barras. Os códigos de barras 1D y 2D são compatíveis com uma imagem 2D. Outra vantagem que têm estas imagens é que a orientação do código de barras não é importante ao ler. Com lazeres e imagens lineares, tem de se passar a linha de leitura horizontalmente através do código de barras. Um imager 2D captura uma imagem mais detalhada e é mais inteligente, pelo que pode ler um código em qualquer direção. Isto se traduze em leituras mais rápidas com menos pontaria. Os imagers 2D também podem ler códigos de barras fora de qualquer superfície, incluindo um monitor o um ecrã de telefone ou gravados em peças DPM. Com a suas habilidades adicionadas e leitura muito agressiva, os imagers 2D são cada vez mais populares em todas as indústrias para acelerar as aplicações de scanner e ampliar as formas em que se utilizam os códigos de barras.

  • Tipo de leitores conforme a sua forma

    Uma vez que se saiba que tipo de leitura vai precisar, a seguinte grande pregunta é que tipo de leitor necessita. A maioria de todos nós estará familiarizado com os scanners básicos de estilo pistola e os das caixas de lojas minoristas e supermercados. Há 5 fatores de forma principal para os scanners, e cada um tem vantagens dependendo da sua aplicação e como utilizar o leitor.

  • Manuais

    Estes são os mais comuns dos scanners, são muito fáceis de utilizar, simplesmente aponte scanner ao código de barras e aperte o gatilho. A maioria dos modelos também oferecem um suporte para o funcionamento mãos livres. Os scanners de mão também estão disponíveis sem fios para evitar a desordem de cabos e aumentar a sua mobilidade.

  • Presentação

    Estão desenhados para colocar-se em uma bancada ou suporte e não necessitam ser recolhidos ou manuseados. Estes leitores estão feitos para o scanner manos livres e não requerem a ativação para ler. Do mesmo modo, em lugar de um único apontador como scanners portáteis, os scanners de presentação têm amplias áreas de leitura para reduzir a necessidade de apontar. Encontrará este tipo de scanners nos sítios de venda de retalho, já que é fácil fazer um scan de muitos artigos rapidamente. Apenas tem de presentar o código de barras de frente para o scanner que o lerá automaticamente.

  • Integração

    São parecidos aos scanners de presentação, já que apenas se tem de por o código de barras em frente do leitor. No entanto, estes estão feitos para ser incrustados em um balcão ou mesa. Provavelmente já terá visto este tipo de scanner nos supermercados e nas linhas de autocheck-out. Muitos modelos também têm balança integrada para servir por completo um ponto de POS.


  • Automatização

    Um leitor fixo é um pouco mais especializado em comparação com os outros tipos, já que realmente está destinado a ser integrado com um sistema automático maior. Estes scanners estão feitos para ser montados em uma linha de transporte ou em um quiosque e não tem um disparador ou botão típico para fazer o scan. Ainda que, estes scanners sempre vão a estar encendidos ou ativados por sensores ou controladores externos. Os scanners fixos vêm em uma amplia gama de velocidades para acomodar incluso linhas de montagem de muito alta velocidade sem nenhuma intervenção do usuário.

  • PDA´s

    PDA´s

    Fazem mais do que os scanners básicos, os equipamentos moveis proporcionam total liberdade já que tanto o PC como o scanner estão em um dispositivo apenas. Enquanto outros scanners precisam estar ligados a um PC, os PDA’s podem mover-se livremente enquanto armazenam informação na sua memoria interna ou comunicam-na através de redes Wi-Fi o WLAN. Os equipamentos movéis são ideais para aplicações que requerem uma verdadeira mobilidade, como a gestão de inventario e o seguimento de ativos.

IndustriaMano
con cable
Mano
sin cable
MostradorFijo
Venta al por menor
Tienda de comestibles
Almacenamiento
Salud
Fabricación
Educación
Logistica
Servicios de campo
  • Conectividade VS Cabos

    Cada leitor tem que comunicar-se com um computador para transmitir a informação do código de barras no software que está utilizando. Anteriormente, apenas havia leitores com cabo que se conectavam diretamente ao PC através de um cabo. Estes seguem sendo o tipo de scanner mais comum e normalmente interatuam com um computador através de una conexão USB. Os scanners com cabo são fáceis de pôr em marcha e serão a sua opção menos custosa.

  • Os leitores sem fio estão cada vez mais comuns atualmente à medida que o seu preço vai ficando mais acessível. Estes scanners portáteis funcionam da mesma maneira que funciona um scanner com fios, exceto que o scanner sem fios se comunica a una base sem necessidade de cabos. Esta estação base se conecta ao PC através de um cabo. O seu computador não necessita ter nenhum suporte sem fios, uma vez que, é a base e o scanner que gere tudo isto. Simplesmente conecte a base, emparelhe o scaner com a base e estará preparado para começar a fazer o scan. É muito fácil substituir um scaner com cabo por um sem fios, já que não tem nenhum efeito no seu PC ou software.

  • A maioria dos leitores sem fios utilizam Bluetooth para comunicar-se, o que normalmente lhe da um alcance de 10 metros. Há algumas unidades Bluetooth especializadas e sem fios patenteadas que podem transmitir mais além de 40 metros. Alguns modelos também oferecem características adicionais que os scanners com cabo não oferecem, como os modos de memoria por lotes e o emparelhamento direto, que podem emparelhar-se diretamente com um dispositivo. Isto faz que seja uma combinação perfeita para usar com um computador portátil, tablet ou telefone que tenha capacidades Bluetooth integradas. Os scanners sem fios podem proporcionar uma maior mobilidade e liberdade contra a desordem de cabos em qualquer aplicação.

  • Também existem leitores para comunicar através de radio, estes leitores trabalham com um sistema similar ao Bluetooth, conectando-se a uma base ou em alguns casos a una antena que exerce de recetor. Com respeito ao Bluetooth este tipo de conexão te permite menos interferências com los objetos, mais distância entre scanners e recetor, chegando aos 100 metros, e a possibilidade de conectar-se a uma única antena mais leitores, até 32 leitores em algumas equipas.


  • Robustez

    Independentemente do meio em que vai utilizar o seu scâner, a robustez sempre é algo a ter em conta. O meio é um fator importante, ainda que também deve considerar como se utilizará o scanner. Você pode estar em um meio standard, mas se os scanners são maltratados, uma opção mais robusta ajudará a poupar tempo e dinheiro no caminho.

  • A maioria dos scanners estão desenhados para o uso diário em um escritório ou em um ambiente comercial. Uma caída acidental de vez em quando não terá problema, mas se está utilizando os seus scanners em um armazém ou em um ambiente ao ar livre, deverá considerar uma unidade robusta. As diferenças entre um modelo robusto e um standard são bastante drásticas. As unidades robustas estão completamente lacradas contra o pó e humidade, podem resistir a caídas repetidas de 1,5 ou 2 metros no cimento. Com uma capa de borracha, podem suportar o maltrato grave. Alguns incluso se podem utilizar como um martelo sem nenhum problema!

  • Sempre se pode distinguir um leitor robusto por seus revestimentos de cores chamativos amarelo, laranja ou verde. Podem ser mais caros, mas o tempo perdido quando um scanner se estraga e o custo de substitui-lo rápidamente equilibra o custo adicional inicial.

  • Com todas as opções disponíveis para leitores de códigos de barras atualmente, é importante encontrar o dispositivo adequado para as necessidades do seu negócio. Determinar como utilizar o scanner e que características necessita facilitaram o processo de decisão. Se sigue o tiene preguntas adicionales, llame a nuestros expertos en escáneres. Estamos encantados de ajudar-te.

  • COMO PODEMOS AJUDAR

    COMO PODEMOS AJUDAR

    Para mais detalhes sobre nossas soluções, pelo correio ligue para (+351) 308 800 842 ou preencha este formulário.

      * Campos obrigatórios

    No, thanks

    Logiscenter in the world