Elegir la impresora de código de barras adecuada

As impressoras de códigos de barras térmicas proporcionam uma maneira muito económica de criar etiquetas, autocolantes, pulseiras, recibos e tickets de alta qualidade. Em comparação com outras tecnologias de impressão, as impressoras térmicas requerem menos mantimento, têm meios menos custosos e imprimem mais rápido enquanto manteiem uma excelente qualidade de impressão.

Dado que estes tipos de impressoras são diferentes das suas impressoras laser o de injeção de tintas típicas, pode ser um desafio saber qual se adapta melhor ao seu negócio. O primeiro passo para encontrar a impressora adequada é identificar as suas necessidades específicas:

  • -Onde se utilizará a impressora? ¿É um meio industrial ou especialmente agressivo?
  • -Que é o que se quer imprimir? ¿Etiquetas, recibos, braceletes ou tickets?
  • -Que volume de impressão é o estimado e com que velocidade se imprimirá?
  • -A impressora estará em uma plataforma fixa o móvel?

Ser capaz de delimitar o mais precisamente possível como vai usar uma impressora vai ajudar-lhe a decidir que tipo, método de impressão e outras características necessitará. Compreender e repassar as seguintes características lhe ajudará a determinar a melhor impressora para as suas necessidades.

Método de impressão

Primeiro deveremos compreender que tipos de impressão existem e as suas vantagens e inconvenientes, a grande decisão é que método de impressão vais utilizar. As impressoras térmicas são capazes de imprimir de dois maneiras diferentes: térmica direta (DT) y transferência térmica (TT). Dependendo de quanto tempo necessita que dure a etiqueta e o material de que esteja feita, um dos dois métodos será mais apropriado e eficaz para a sua aplicação.

  • Térmica Direta

    As impressoras térmicas diretas utilizam um suporte (etiqueta, ticket...) sensíveis ao calor que se escurece à medida que passam por debaixo do cabeçal de impressão que aplica calor. Devido a que imprimem sem cinta (ribbon), as impressoras térmicas diretas se caracterizam por sua simplicidade. A impressão térmica direta costuma ter uma vida útil curta e não são adequadas para meios que as exponham ao calor, largos períodos de luz solar direta ou abrasão. A impressão térmica direta produz uma qualidade de impressão nítida com uma boa capacidade de leitura utilizando apenas um consumível. Para qualquer aplicação de etiquetado a curto prazo, como as etiquetas de envio ou producto de alta rotação, a térmica direta é o método de impressão mais eficiente.

  • • Transferência térmica

    TT

    As impressoras de transferência térmica utilizam uma fita (ribbon), que se adere à etiqueta pelo cabeçal de impressão. Este método facilita o uso de materiais de etiquetas mais além do papel, incluindo materiais sintéticos, como o polipropileno e o poliéster, para ambientes ao ar livre e hostil. Más além da durabilidade adicionada, os meios impressos de transferência térmica também têm uma vida útil muito larga, pelo que é perfeito para etiquetas de productos, etiquetas de ativos e braceletes exteriores. Uma vez que se está utilizando una fita, também existe a opção de mudar a cor da impressão mais além do negro. Com a combinação correta de etiquetas e fita, podem usar etiquetas para qualquer meio ou aplicação. Ainda que custe um pouco mais imprimir meios de transferência térmica, os benefícios adicionais garantem que a etiqueta seja legível e ao largo da sua vida sem necessidade de reimprimir.



Tipos de impressoras de código de barras

Para encontrar a impressora adequada é necessário saber que tipo de impressão vai fazer. As impressoras podem-se dividir em 3 tipos de grandes categorias dependendo da sua capacidade para imprimir etiquetas, tickets o braceletes.

Impressoras de etiquetas

As impressoras de etiquetas, são como muito as impressoras mais flexíveis, já que podem imprimir em qualquer suporte que caiba dentro da impressora. Ainda que estejam desenhadas principalmente para a fabricação de etiquetas, também têm a capacidade de imprimir braceletes ou tickets, estas impressoras são a sua solução tudo em um. No entanto, nem todas as impressoras de etiquetas térmicas são iguais. A maior diferencia entre elas é o volume de impressão que podem aguentar. Estas impressoras vêm em diferentes formatos, que se podem agrupar da seguinte maneira:

  • - Impressoras de Escritório

    Impresoras de Escritorio

    Este tipo de impressora está feito para aplicações de pequeno volume que estejam imprimindo em média menos de 500 etiquetas por semana. As impressoras de escritório são perfeitas para o etiquetado de ativos em um escritório de tarefas de impressão ligeira em uma loja de comercio minorista. Estão desenhadas para trabalhar em ambientes limpos e em meios pouco agressivos contra o pó, humidade e temperatura

  • - Impressoras Industriais

    Impresoras Industriales

    As impressoras industriais são maiores e mais resistentes que os modelos de escritório para aplicações de impressão de grande volume. Desde algo mais de mil etiquetas por dia até a impressão continuada durante todo o dia, estas impressoras estão desenhadas para rolos de etiquetas maiores e há modelos que admitem a impressão de 6" e 8" de largo. Encontrará impressoras industriais em centros de fabricação e distribuição, centros logísticos, assim como em grandes superfícies. Se está imprimindo qualquer tipo de suporte em grandes volumes, as impressoras de etiquetas industriais são a sua opção mais fiável.

  • - Impressoras Portáteis

    Impresoras Portátiles

    As impressoras portáteis de etiquetas térmicas são semelhantes as impressoras de etiquetas de escritório, mas proporcionam liberdade de qualquer conexão de cabo. Tem algumas limitações devido ao seu pequeno tamanho. Apenas imprimem em térmico direto, não estão concebidas para volumes muito altos, têm uma capacidade de rolo limitada e têm larguras de impressão mais pequenas, geralmente 2", 3" o 4" máx. De qualquer forma, se necessita poder imprimir etiquetas ou recibos em movimento, uma impressora móvel proporcionará impressão de alta qualidade em um paquete compacto que também se ajusta a cintura. Estas impressoras são perfeitas para os condutores repartidores ou agente de vendas para criar recibos no terreno ou para um trabalhador de armazém que necessita fazer etiquetas no momento. Dado que estas impressoras não estão vinculadas a um posto fixo, normalmente comunica-se com elas de forma wireless através de Bluetooth ou Wi-Fi.

Impressoras de Braceletes

Impresoras de Brazaletes

Embora as impressoras de etiquetas padrão também possam imprimir pulseiras, uma impressora específica de pulseiras oferece vários benefícios e um custo geral mais baixo de impressão. Para aplicativos que imprimem pulseiras todos os dias, como hospitais, parques temáticos e salas de concertos, uma impressora de pulseiras é a escolha mais apropriada. Enquanto outras impressoras têm sua medida em rolo, as impressoras com pulseiras têm cartuchos que simplesmente se encaixam no lugar para mantê-lo imprimindo quase sem tempo de inatividade. Essas impressoras também possuem um padrão de resolução de impressão mais alto para impressão clara e precisa de imagens ou logotipos. Além da maioria dos modelos terem um acabamento antimicrobiano especial para atender às demandas de qualquer ambiente de saúde.

Impressoras de Tickets

Impresoras de Tickets

As impressoras de bilhetes são outro tipo de impressoras térmicas especializadas que se destacam na impressão em papel não adesivo para recibos de lojas, principalmente, são máquinas mais simples que as impressoras de etiquetas, pois não possuem sensores para detetar separações de etiquetas. Esses tipos de impressoras são usadas em terminais de ponto de venda (POS) para imprimir o recibo de compra, em restaurantes e também na cozinha para pedidos. Técnicos de campo, transportadores, ... onde modelos portáteis são usados, para entregar um recibo. E as máquinas de serviço em que é necessário dar um ticket para uma transação ou qualquer tipo de operação, podem ser usados modelos integráveis.


Conectividade

O que é ppp(dpi)?

Os PPP / DPI (pontos por polegada / pontos por polegada) são muito importantes ao imprimir etiquetas muito pequenas ou altamente detalhadas. A resolução mínima para impressoras de etiquetas é 203 dpi. Isso é suficiente para executar 90% dos aplicativos de impressora de código de barras, desde a impressão de etiquetas de ativos até o inventário, o envio e o recebimento de etiquetas.


Os aplicativos que exigem maior resolução, mais pontos por polegada, seriam impressão de logotipo, etiquetas para pequenas empresas e etiquetas 2D. Se você precisar de uma impressora de resolução mais alta, terá opções de 300 dpi, 400 dpi até 600 dpi.

¿Necessito um Software para gerar Etiquetas?

Os programas de rotulagem geralmente são divididos em dois tipos: pronto para uso e personalizado. Programas prontos para uso são aplicativos genéricos que produzem etiquetas sob demanda (com modelos existentes). Existem muitos aplicativos DOS e Windows que permitem personalizar os rótulos usando as interfaces WYSIWIG (o que você vê é o que obtém, o que vê é o que obtém). Esses rótulos geralmente são produzidos offline e não precisam ser criados a partir de um banco de dados.


Para opções mais avançadas para integração com outros sistemas, como ERP, SGA ou para aceder a bancos de dados, recomenda-se a aquisição de programas de gestão de etiquetas. Esses aplicativos estão disponíveis e são desenvolvidos pelos mesmos fabricantes de impressoras ou por empresas de terceiros.

Método de impressão por aplicação

AplicaçãoTérmica diretaTransferência térmica
Etiquetas de ativos
Etiquetas de transporte
Etiquetas de localização
Os rótulos dos produtos
Pulseira (interior)
Pulseira (Exterior)
Recibos
Bilhetes

Cada impressora deve poder se comunicar com um computador de algum tipo para receber trabalhos de impressão para tudo o que é impresso. Embora seja possível configurar algumas impressoras em modo independente, você ainda precisa se conectar a um PC para configurar a impressora primeiro. A maioria dos aplicativos de impressão, no entanto, exigirá conectividade constante para a impressora receber trabalhos e saber exatamente o que imprimir.

Todas as impressoras fixas de mesa e industriais oferecem várias opções de conectividade, sendo o USB o mais comum atualmente. Qualquer PC ou laptop tem conexões USB e é de longe a maneira mais fácil de configurar. Basta conectar a impressora, instalar o driver no PC e você estará pronto para imprimir. Opções para conexões seriais (RS-232) e paralelas ainda estão disponíveis para a maioria das impressoras.

Atualmente, com a conectividade de rede como padrão, as opções de Ethernet e Wi-Fi também se tornaram muito mais comuns em impressoras de etiquetas. Quando sua impressora possui uma conexão Ethernet, ela simplesmente se conecta a uma porta de rede e agora pode ser configurada para que qualquer pessoa esteja acessível a qualquer pessoa conectada à rede. a opção de conectar-se a um único PC, dada no caso de conexão USB. A maioria das impressoras industriais de alto volume é padrão com a conectividade Ethernet devido à facilidade de acesso que ela fornece. Quando você não deseja lidar com cabos, uma impressora com conexão Wi-Fi é o ideal para instalá-la no local desejado.

As impressoras móveis são um caso especial, pois, por design, a conectividade sem fio é uma obrigação. A maioria dos modelos oferece uma conexão por cabo USB, mas, para realmente tirar proveito da mobilidade, Wi-Fi ou Bluetooth serão usados. O Wi-Fi requer uma rede sem fio para se comunicar como uma impressora fixa. Enquanto estiver na rede, a impressora funcionará, mas para aplicativos totalmente móveis, o Bluetooth é uma opção melhor. O Bluetooth reduz seu alcance sem fio para 33 pés, mas funciona sem uma rede, pois os dois dispositivos se comunicam diretamente. Como você provavelmente está se comunicando com um computador móvel ou tablet em suas mãos e a impressora estará na sua cintura, isso não será um problema.

Accesorios integrados opcionais

Após restringir o tipo de impressora e como imprimir com ela, a última etapa para encontrar a impressora correta é determinar quais acessórios adicionais você pode precisar. Muitos aplicativos de impressão nem precisam de nenhuma dessas opções, mas também podem ser o que torna uma impressora específica uma ferramenta indispensável para os seus negócios. A maioria dessas opções está disponível apenas em impressoras de mesa ou industriais, apesar de complementos específicos variarem de acordo com o modelo.

  • Cortador

    Um cortador faz exatamente o que o nome diz. À medida que a etiqueta é impressa, a ferramenta de corte separa a etiqueta única do rolo ao qual está conectada. A maior parte do material de etiquetas já está perfurada, facilitando o rasgo da impressora, mas ao usar media contínua ou especial, isso é essencial.

  • Rebobinador

    Um rebobinador é um rolo interno que permite imprimir etiquetas e devolvê-las à impressora em um novo rolo pré-impresso. Esta opção é especialmente útil para aplicativos de alto volume que imprimem grandes lotes. Com um rebobinador, você acaba com um rolo de etiquetas impressas em vez de uma pilha de etiquetas na frente da impressora.

  • Peeler/Dispenser

    O que este acessório faz é pegar cada etiqueta à medida que é impressa e separá-la do revestimento traseiro. Os descascadores são perfeitos para aplicativos que imprimem etiquetas individuais e as aplicam a um produto imediatamente. Economiza tempo removendo a etiqueta e depois removendo-a. No entanto, se você imprimir em lotes, essa não é uma boa opção, pois a impressora para de imprimir até que você a remova da impressora depois de removê-la. Esta opção é usada para integração com os braços aplicadores automáticos.

    Sin embargo, si imprime en lotes, esta no es una buena opción, ya que la impresora deja de imprimir hasta que la retire de la impresora después de haberla despegado. Esta opción se usa para integración con brazos aplicadores automáticos.

  • RFID

    Algumas impressoras, incluindo algumas unidades móveis, oferecem opções para a criação de etiquetas baseadas em RFID. Com esta opção, você pode imprimir na frente de uma etiqueta enquanto codifica informações no chip RFID. As opções de RFID variam de acordo com a faixa de frequência em que você estará trabalhando, e a maioria das impressoras suportará faixas de UHF e a minoria não existe HF. Fazer etiquetas RFID pode ser um desafio para aqueles que não estão familiarizados com essa tecnologia, pois que o grau de complexidade é importante. Fale com um de nossos especialistas em RFID para garantir que você obtenha a impressora certa para suas necessidades de RFID.

  • Verificador em linha

    Um verificador on-line é essencialmente um tipo especial de scanner montado na frente da impressora. Este scanner analisa cada etiqueta impressa para garantir que atenda aos requisitos específicos de qualidade de impressão. Se uma impressora começar a fazer etiquetas abaixo da qualidade desejada, o verificador interromperá o processo de impressão. Quando você envia produtos rotulados para grandes superfícies ou locais governamentais / militares, eles têm regras estritas sobre a qualidade de impressão das etiquetas que você faz. Isso garante que possíveis penalidades decorrentes de uma violação na qualidade de impressão não ocorram. Qualquer empresa que rotineiramente tenha que obedecer a esses padrões deve considerar seriamente a incorporação de uma impressora verificadora on-line para evitar facilmente as penalidades e dores de cabeça que as etiquetas impressas incorretamente podem causar.

Atualmente, com todas as opções disponíveis para impressoras de código de barras, pode ser um desafio encontrar o dispositivo certo para sua empresa. A determinação do tipo de impressão, do volume geral e dos recursos necessários facilitará sua decisão sobre uma impressora. Se você ainda tiver dificuldades ou tiver dúvidas adicionais, não hesite em ligar para nossos especialistas, teremos o maior prazer em ajudá-lo a encontrar, em nosso extenso catálogo, a impressora mais adequada para suas necessidades.


COMO PODEMOS AJUDAR

COMO PODEMOS AJUDAR

Para mais detalhes sobre nossas soluções, pelo correio ligue para (+351) 308 800 842 ou preencha este formulário.

    * Campos obrigatórios

    No, thanks

    Logiscenter in the world