O que é a última milha e porque é que é tão importante

Uma pessoa a entregar um pacote a outra pessoa na última milha

Quando realizamos um pedido online, o envio passa por muitas fases: entre a preparação do próprio envio até que chega às nossas mãos, passa por vários locais e procedimentos diferentes. Como empresa, procuramos sempre que este processo seja o mais rápido, eficiente e económico possível, enquanto que, como cliente, esperamos que o pedido chegue o mais rápido possível e que os gastos de envio sejam muito baixos ou gratuitos. Uma das partes imprescindiveis que fazem parte de todo este processo é a última milha.

O que é a última milha?

A última milha é a fase final do transporte de um pacote. Ainda que este momento se costume abribuir ao momento prévio em que se entrega a compra ao cliente, também faz referência à mercadoria que chega a um negócio. Quer dizer que está presente tanto em B2C como em B2B e é responsabilidade do departamento de logística.

Dependendo da empresa de transporte, pode haver uma maior ou menor divisão de fases dentro do processo. Quer dizer que a última milha pode começar no mesmo país ou cidade onde se tem que realizar a entrega, ou inclusive na zona de repartição (que pode estar dividida por distritos ou bairros, por exemplo).

Terminais utilizados na última milha

Como comentávamos no ínicio, um negócio procura sempre o processo de transporte que seja rápido e eficaz sem investir demasiado dinheiro no mesmo. Para que a última milha funcione bem e eficientemente, podemos incorporar varios terminais. Estes vão ajudar o utilizador a terminar o seu trabalho mais cedo e a reduzir a taxa de erro.

Por isso, o terminal imprescindivel na última milha é um PDA. Este terminal móvel permite conhecer toda a informação relacionada com a entrega da mercadoria desde qualquer parte. O leitor de código de barras incluido também facilita o trabalho do utilizador, pois com apenas a leitura do código do pacote aparecem os dados no ecrã e podem atualizá-los. Para além disso, ao funcionar com um sistema operativo (normalmente Android) é familiar para o utilizador, a incorporação de um PDA no posto de trabalho é rápida e fácil.

Em vez de um PDA, também é possível optar por um tablet. Seja qual for o caso, o terminal móvel tem que cumprir com uns padrões mínimos de robustez para suportar quedas e a exposição a ambientes adversos, como chuva, frio ou calor, uma vez que são, normalmente, utilizados no exterior. Claro que a duração da bateria e as conexões sem fios (5G, Wi-Fi, Bluetooth, etc.) são outras características a ter em conta para satisfazer a nossas necessidades.

Se ainda tens dúvidas sobre os terminais mais adequados para a última milha, põe-te em contacto com a equipa técnica da Logiscenter e eles vão ajudar-te em tudo o que necessites.

Obter aconselhamento dos nossos especialistas hoje