Tipos de códigos de barras mais comuns

A maioria dos profissionais do sector que utilizam codes-barres não os conhece apenas, mas também pode reconhecê-los a olho nu. Aqui, revisamos os principais tipos de códigos de barras.

Existem muitos tipos de códigos de barras, e cada um desses códigos é concebido para cumprir uma função específica. Dependendo do tipo de empresa e do sector, alguns tipos de códigos serão utilizados com mais frequência que outros, mas é muito interessante revisar todos eles. Neste tipo de resumo, listaremos os principais tipos de códigos de barras.

EAN


Código de barras EANO código de barras EAN (European Article Number) é utilizado para marcar produtos digitalizados numa caixa registradora. Os símbolos EAN têm um comprimento fixo (como é possível observar quando os vê) e são obrigatórios em sectores como comércio ou alimentação. Na realidade, praticamente não é utilizado noutras atividades.

Como permite que 13 dígitos sejam incluídos num espaço relativamente pequeno, eles são amplamente utilizados em armazéns para controlar o estoque. Este tipo de código de barras foi originalmente desenvolvido na Europa e, posteriormente, o seu uso foi estendido para o resto do mundo, excepto os EUA e Canadá.

UPC


Código de barras UPCO código de barras UPC (Universal Product Code) é muito semelhante do tipo EAN no entanto desenvolvido e aplicado em maioria nos EUA e Canada. A sua outra principal diferença com o código EAN é que codifica um dígito menos, 12 dígitos.

Hoje existe um acordo e o uso do código EAN e do UPC é aceite em todo o mundo e reconhecido por todos os leitores modernos.

Tanto o EAN quanto o UPC são tipos de códigos de barras que permitem apenas números de codificação. Para codificar também letras, existem outros tipos de códigos de barras, como os indicados abaixo.

Code 39


Código de barras code 39Algumas indústrias precisavam codificar letras e números num código de barras. Para responder a essa necessidade, o Code 39 (Code 3 of 9) surge, sem dúvida, o tipo de código de barras mais popular e usado, sendo de fato o código de barras padrão em indústrias que nada têm a ver com alimentos.

O Code 39 é capaz de codificar números, letras maiúsculas e algum caracter especial (+, -,., <espaço>). Em troca, o Código 39 produz códigos de barras relativamente longos, o que é uma desvantagem em certos casos em que a etiqueta com o código de barras deve ter um comprimento limitado.</espaço>

Code 128


Código de barras code 128O Code 128 é um código de barras de alta densidad. Perante a necessidade de uma seleção mais ampla de caracteres do que a do Cod 39 num espaço mais compacto, surge o Código 128. É uma simbologia de código de barras usada principalmente na indústria de transportes.Permite codificar todo os caracteres da tabela ASCII.

ITF


Código de barras ITFO código de barras Interleave Two of Five é muito utilizado na indústria de transportes para identificar as caixas que compõem uma remessa. Em geral, dentro da caixa rotulada com um código ITF, serão encontrados produtos destinados a lojas ou armazéns, que por sua vez serão rotulados com códigos de barras EAN ou UPC.

POSTNET


Código de barras PostnetO código de barras Postnet (Postal Numeric Encoding Technique) é um tipo de simbología de código de barras aplicado exclusivamente por o serviço postal dos Estados Unidos para codificar direções e códigos postais dos seus envios.

PDF417


Código de barras PDF417O PDF417 é conhecido como código de barras 2D ou bidimensional (bidi). É uma simbologia de alta densidade que lembra um pouco as palavras cruzadas. A diferença entre esse tipo de código de barras e os anteriores é que o tipo PDF417 é um arquivo de dados portátil. Utilizado para documentação oficial em alguns países, num espaço muito pequeno neste código, é possível codificar o nome de uma pessoa, a foto de seu rosto e até uma série de dados de referência.

A sigla PDF significa Portable Data File e o número 417 indica que cada padrão no código consiste em 4 barras e espaços e cada padrão tem 17 unidades de comprimento. Criado em 1991, agora é um padrão internacional sob o código ISO/IEC 15438.

QR


Código QROs códigos QR (código de resposta rápida) são a evolução do código de barras linear. É um código bidimensional que permite maior densidade de armazenamento e tem mais informações em menos espaço. A sua fácil descodificação permite que sejam lidos com um telemóvel e com leitores de alto desempenho. Pode conter informações com mais de 4.000 caracteres alfanuméricos.

Datamatrix


Código de barras DatamatrixA codificação de dados Datamatrix ou 2D é um código de barras bidimensional que tem uma forma quadrada como a do QR, mas, ao contrário, só é capaz de armazenar 2.335 caracteres alfanuméricos. Outra diferença em relação ao código QR é que ele não pode ser decodificado por telefones celulares.

Apesar dessas limitações, a grande vantagem dos códigos Datamatrix é sua alta confiabilidade de leitura, graças ao seu sistema de informações redundantes e à correção de erros que permitem a leitura com até 30% da superfície danificada. Outra grande vantagem é que um alto contraste não é necessário para a leitura.

DotCode


Código de barras DotCodeO DotCode é um genéro dos código de barras 2D especialmente concebido para garantir a sua leitura quando impresso com impressoras de tinta de alta velocidade ou com impressoras a laser.

O DotCode é de forma retangular e é composto por pontos distribuídos em linhas e colunas que devem seguir regras específicas de distribuição para que o código seja válido.

GS1 Datamatrix


Código GS1 DatamatrixDesde o início de 2019, para minimizar medicamentos falsificados, a sua rastreabilidade em todo o mundo tornou-se obrigatória. A raiz dessa obrigação é quando os códigos GS1 Datamatrix começam a ser utilizados. Este tipo de código permite a codificação de quem produz o medicamento para quem o vende, permite o registro de toda a cadeia de produção-distribuição.

É claro que dia após dia e à medida que as necessidades da indústria variam, novas simbologias podem aparecer. Mas essas são as principais simbologias de códigos de barras e códigos 2D em uso actualmente.

Cada empresa, em função da sua actividad e necessidades, tem utilizações diferentes de estes códigos de barras e códigos 2D. Isto é importante na hora de eleger um leitor de códigos já que não todos los códigos podem ser leidos por todos los leitores.

Se precisar de conselhos ou simplesmente conhecer a opinião dos nossos especialistas sobre qual leitor de código de barras é o mais adequado para o seu negócio, telefone para o nosso número de contacto.



links relacionados