De que tecnologia precisa para ter um controlo de tempo eficaz

Uma mão usando um terminal de controlo de acesso a impressões digitais

Muitas empresas decidem ter um registo do momento de entrada e saída dos seus colaboradores, ja seja por decisão própria, ou bem por regulamentos legais. Existem diferentes opções para executá-lo, como aplicações ou programas online. Mas uma forma mais fiável e precisa é usar um terminal de controlo de tempo e acesso biométrico. Por este motivo, na Logiscenter vamos falar sobre esta ferramenta.

O que é um terminal de acesso biométrico e de controlo do tempo?

Um terminal de controlo de tempo e de acesso biométrico é um sistema de identificação que, graças a uma característica física e individual, permite registar a entrada e saída dos trabalhadores. É o que é popularmente conhecido como a "máquina de assinatura".

O hardware de um sistema de controlo de acesso biométrico é um dispositivo capaz de ler uma característica física única. O mais comum é a impressão digital, mas também há terminais que reconhecem a íris, a voz ou a expressão facial. Dependendo da sofisticação procurada e do orçamento disponível, pode optar por um sistema mais ou menos avançado.

Por outro lado, o terminal precisa de software para funcionar corretamente. O programa contém toda a informação dos trabalhadores que aprovaram o acesso e as respetivas características biométricas. É também responsável pela gravação dos tempos de entrada e saída de cada colaborador.

Vantagens do terminal de acesso biométrico e de controlo do tempo

A autenticação biométrica é muito mais segura do que outras alternativas, como cartões de acesso, senhas ou PINs. Uma característica física é pessoal e não transferível; é impossível para duas pessoas partilhar uma impressão digital, por exemplo, e por isso ajuda a prevenir fraudes e phishing. No entanto, os cartões e senhas podem ser perdidos ou roubados, pondo em risco a segurança do negócio.

O controlo do acesso, para além de servir para lutar contra possíveis abusos laborais durante o dia útil, é útil para o caso oposto: combater a não pontualidade. Também permite controlar as horas extraordinárias que os utilizadores fazem.

Outra vantagem é que, embora o outlay inicial possa ser um pouco alto, o custo de manutenção é muito baixo. São sistemas especialmente robustos que não requerem de uma manutenção contínua.

Se ainda tiver dúvidas sobre sistemas de controlo de tempo e acesso biométrico, contacte a equipa técnica do Logiscenter e eles irão ajudá-lo com tudo o que precisa.