Primeiras máquinas contar dinheiro: história

Um contador de moedas e um contador de notas de Ratiotec

As máquinas para contar dinheiro são um grande aliado para os negócios que utilizam dinheiro físico, já que permite poupar muito tempo. Há contadores automáticos tanto de moedas como de notas, um grande avanço para não ter de contar o dinheiro de forma manual.

Esta ferramenta costuma encontrar-se tanto em lojas como em bancos ou imobiliárias, entre muitos outros lugares; também podemos vê-las integradas nas caixas multibanco. Já passaram muitos anos desde que foi inventada até agora, que podemos encontrá-la no nosso dia a dia. Vejamos qual é a história da máquina para contar dinheiro.

As primeiras máquinas

A ideia colocou-se em marcha na década de 50, quando a empresa japonesa Kokuei (agora chamada Glory) desenvolveu o primeiro contador de moedas. O objetivo desta invenção era facilitar e agilizar as tarefas dos empregados dos bancos.

O seu funcionamento era fácil: contava com um disco interior que gira devido a uma manivela para transportar as moedas até à margem: o mecanismo diferencia as moedas pelo seu tamanho para fazer a contagem.

Enquanto isso, outras companhias foram desenvolvendo ideias semelhantes, como De La Rue -que passou a chamar-se Talaris e Glory acabou por a adquirir.

Evolução das máquinas de contar dinheiro

Pouco depois do contador de moedas chegou o contador de notas. No início apenas contava a quantidade de notas introduzida, até que a máquina evoluiu e incorporou tecnologia que permite contar o total de dinheiro.

Com o passar dos anos, as máquinas de contar dinheiro evoluíram com a incorporação de novas tecnologias, que complementam a sua função e resolvem outros problemas que vão surgindo. Tais como, a velocidade e precisão da contagem que melhora com as suas atualizações.

Atualmente existem muitos mais fabricantes de contadores de dinheiro, como Ratiotec, que oferecem vários tipos de máquinas.

Máquinas de contar dinheiro atuais e utilizações

Um contador de moedas automático consiste em um pequeno mecanismo eletrónico que, de forma mecânica, contabiliza o dinheiro adicionado. Separa as moedas por diâmetro para poder contar-las e assim evitar a sua manipulação.

Por outro lado, é necessário colocar o maço no contador de notas para que o motor -que está na parte inferior- ative o rolo. Este gira e vai introduzindo o dinheiro na máquina para que o segundo rolo o conte. As notas vão caindo no empilhador.

Esta ferramenta, para além de contar, oferece outros serviços. Algumas ajudam a verificar que o dinheiro introduzido é real, quer dizer que avisa das falsificações que se possam ter adicionado. Também há outros tipos que classificam as moedas ou notas, muito útil no momento de ordenar a caixa com o troco, por exemplo. Inclusive, existem exemplares que aceitam multidivisa o que deteta as notas ou moedas danificadas ou deterioradas.

Outro tipo de contador é o que lê cheques e vales para calcular o seu valor, como o modelo TM-S2000 de Epson.

Se ainda tens dúvidas sobre as máquinas para contar dinheiro, põe-te em contato com a equipa técnica da Logiscenter e eles vão ajudar-te em tudo o que necessites.