O que é e para que serve um PDA

Cinco PDA da familia Memor10 de Datalogic

Os PDA passaram a ser imprescindíveis em muitos tipos de negócios (logística, armazenagem, retail, etc.). Facilitam e agilizam o trabalho a realizar, e oferecem diversas funções, pelo que são úteis para diferentes posições dentro da mesma empresa. Ao ser um instrumento tão essencial, é momento de que o conheçamos mais a fundo e saber exatamente o que é um PDA, como funciona e para que serve no âmbito profissional.

O que é um PDA

As siglas PDA fazem referência a Personal Digital Assistant, ou “assistente digital pessoal” em português. É um terminal portátil de pequenas dimensões que combina tanto as funcionalidades de um computador como as de um smartphone. Ajuda a automatizar processos de forma ágil e produtiva, poupando tempo a levar a cabo tarefas diárias de uma empresa.

Têm diversas características que varíam de um modelo para outro. Entre as principais encontram-se o formato (básica ou batch, telefone ou fullscreen, com teclado, de armazém, wearable, embarcável, tablet…), o sistema operativo (Android, Windows…), conectividade (por cabo ou sem fios) e o nivel de robustez, que dependerá, sobre tudo, do ambiente de trabalho ao que vai ser submetido.

Como funciona um PDA

Estes terminais funcionam, ao menos essencialmente, como qualquer telemóvel. Devido a um sistema operativo, põe-se em funcionamento toda a tecnología e permite utilizá-lo segundo as nossas necessidades.

O terminal conta com várias características, como um ecrã táctil, cartão de memoria, conectividade mediante uma porta USB ou sem fios (através de Wi-Fi, Bluetooth, NFC, etc.). Para além disso, geralmente, pode sincronizar-se em tempo real com qualquer outro dispositivo, como um computador ou um leitor de código de barras, ainda que esteja em controlo remoto.

Entre as atualizações que sofreram os PDA juntamente com a evolução da tecnología, destacam-se o sistema de reconhecimento de voz (para utilizar como mãos livres), o teclado de escrita à mão (oferece mais comodidade e rapidez) e a incorporação de câmara (para recolher as imagens necessárias durante toda a jornada de trabalho). Assim, com um leitor que tenha integrado, pode ler os códigos de barras dos produtos. Com o software adequado, o mesmo PDA serve como leitor de código de barras, para ajudar a controlar a mercadoria da empresa.

Para que serve um PDA

Um PDA pode ser utilizado como qualquer telemóvel, mas tem muitas mais utilizações diferentes. Estão desenhados para facilitar as tarefas operativas diárias de um negócio. Entre as suas funções podemos encontrar a recolha de dados e o controlo e atualização dos mesmos, para além de os comunicar e partilhar no momento. O registo do inventario estará sempre atualizado, e ao utilizar um PDA vai também reduzir a possibilidade de cometer um erro.

Quer dizer, um PDA utiliza-se em qualquer processo que afete a rastreabilidade, controlo e seguimento de mercadoria, desde o armazém até à sua venda, incluídas as devoluções.

Podemos ver PDA em muitos lugares, como supermercados, armazéns, empresas de retail e agências de transporte, entre outros. Definitivamente, trata-se de uma ferramenta indispensável para a área de administração e logística, especialmente. Ao dia de hoje, muitos PDA são utilizados como TPV, já que também ajudam a gestão de dados fora da empresa.

Se ainda tens dúvidas sobre os PDA, põe-te em contacto com a equipa técnica da Logiscenter e eles vão ajudar-te em tudo o que necessites.