A importância de um leitor mãos-livres na logística de hoje

Uma pessoa a digitalizar um código de barras com um leitor mãos-livres

Mais do que uma vez terá visto os seus empregados, ou a si mesmo, a fazer malabarismos para poder segurar o terminal e o produto ou não cair enquanto digitaliza um código desde cima. Trabalhar em logística não é fácil, mas há muitas tecnologias que ajudam a aumentar a produtividade. Para gerir a encomenda de uma forma confortável e segura existem leitores mãos-livres que aceleram o trabalho a ser feito.

Os leitores de mãos livres Também estão presentes noutras áreas, como a apresentação nos terminais de ponto de venda. Vamos ver os diferentes tipos de terminais mãos-livres que existem e suas aplicações:

Leitores wearable

Os leitores wearable são pequenos. Têm uma moldura flexível que lhe permite colocá-lo no pulso sem ter de o segurar, deixando a palma e os dedos livres para manusear outros itens ou executar outras tarefas enquanto lê códigos de barras. Para torná-los verdadeiros scanners mãos-livres, eles trabalham através do sistema de recolha de voz. Através de comandos de voz, o terminal é capaz de digitalizar códigos de barras e fazer outras tarefas, tais como modificar unidades ou alterar estados de disponibilidade.

Este tipo de leitor está presente em armazéns, fábricas, transportes e logística, principalmente.

Leitores de apresentação

Os leitores de apresentação são fixos e normalmente estão localizados num balcão ou num local semelhante, sem ter de ser detido por um operador para o utilizar. Apenas ao passar os artigos é capaz de lê-los automaticamente, sem ter que ativar o scanner ou fazer qualquer outra ação. Uma grande vantagem é que, em vez de ter um único ponteiro como o scanner portátil, abrange amplas áreas de leitura, facilitando a mira. Nesta classificação podemos também incluir o incorporado, que são integrados em balcões, armários ou mesas.

Podem estar presentes no setor retail, especificamente em pontos de venda, por exemplo. Geralmente, pode ser encontrado nas caixas das lojas, uma vez que permite digitalizar muitos itens de forma fácil e rápida. São também muito comuns nos supermercados e nas filas de auto-check-out. Ambos os tipos ajudam a aumentar a velocidade de digitalização, o que melhora o desempenho.

Leitores de automação

Os leitores de automação também são fixos. Destinam-se a ser integrados num sistema automatizado maior. Este scanner é feito para ser montado em linhas transportadoras ou quiosques e não precisa de um gatilho ou botão para ler os códigos. Será sempre ligado ou ativado por um sensor ou controlador externo. Além de códigos de barras, podem analisar imagens ou medir as dimensões de um pacote, por exemplo. Podemos encontrá-lo, portanto, em grandes centros de distribuição ou linhas de montagem, entre outros.

Se ainda tiver dúvidas sobre leitores mãos-livres, contacte a equipa técnica do Logiscenter e eles irão ajudá-lo com tudo o que precisa.