Estudo de caso: Silence e Honeywell CK65

Estudo de caso: Silence e Honeywell CK65

A Silence é uma empresa de tecnología espanhola que, desde 2011, desenvolve, concebe e fabrica veículos eléctricos ligeiros (de duas e quatro rodas) com tecnología própria. Desde 2021, a Silence faz parte do grupo ACCIONA.

Actualmente, a empresa é líder do mercado europeu das motos eléctricas, estatuto que mantém há quatro anos consecutivos. Desde a sua criação, a Silence já produziu mais de 40 000 veículos.

A Silence contactou a Logiscenter com o objetivo de "automatizar todos os processos industriais, aumentar a eficácia e optimizar os processos" nas suas instalações de produção. Depois de analisar em conjunto os seus processos e operações, a Logiscenter recomendou a implementação e o equipamento dos trabalhadores com o terminal Honeywell CK65, um potente dispositivo industrial portátil que, graças à sua capacidade de processamento e conectividade, permitiu optimizar processos que implicavam muitas etapas manuais por parte dos operadores.

Situação inicial

Na fábrica da Silence, existia uma equipa de mais de 200 profissionais com múltiplas especialidades para o controlo e fabrico de veículos eléctricos, e onde a informação deve fluir entre os colaboradores de forma automática, facilitando a comunicação.

Quando a Silence procurou melhorar os seus processos internos, o "aumento da fiabilidade" na rastreabilidade e na comunicação foi um "factor-chave". Além disso, estando num ambiente industrial, era essencial ter um equipamento robusto que pudesse suportar choques e quedas frequentes, bem como baterias robustas que pudessem suportar vários turnos seguidos.

Incorporação de CK65

Com estas necessidades levantadas pela Silence, a Logiscenter considerou que o dispositivo mais adequado era o PDA CK65. A Honeywell é um grande fabricante internacional com reconhecimento mundial no sector graças à elevada fiabilidade dos seus dispositivos, que garantem o cumprimento de todas as especificações que indicam. Por outro lado, o terminal CK65 é um dispositivo portátil equipado com Android, ecrã táctil de 4 polegadas, teclado, bateria inteligente de 7000 mAh que permite até 28 horas de autonomia, leitor de códigos 2D, Wi-Fi, Bluetooth, NFC, VoIP e certificação IP64, entre outras características interessantes.

Propôs isto porque os dispositivos iam ser utilizados na linha de fabrico e no armazém, dois ambientes onde os terminais são tratados de forma "muito dura".

Os terminais da Honeywell são utilizados principalmente para "identificação de produtos e rastreabilidade das identificações dos componentes que estão a ser montados em cada produto". São também utilizados para gerir o armazém da fábrica e para a recolha no armazém de peças sobresselentes, bem como para controlar a localização e o stock de artigos em tempo real.

Benefícios

Afirmam que conseguiram aumentar "a produtividade em toda a cadeia de produção, especialmente na gestão do armazém, graças à precisão do picking". Salientam também a fiabilidade e robustez dos terminais, uma vez que "não necessitaram de manutenção durante o tempo em que trabalhámos com eles". Por último, destacam a sua "grande usabilidade e facilidade de utilização", uma vez que "todos os operadores se adaptaram à sua correcta utilização sem qualquer problema".

Pode descarregar este interessante estudo de caso para o manter sempre consigo a partir daqui:

PDF

Obter aconselhamento dos nossos especialistas hoje