Como desenhar cartões fácilmente

Uma mão introduzindo um cartão de acesso numa porta

Muitas empresas utilizam cartões de PVC para identificar os seus empregados. Devido aos mesmo é possivel controlar os acessos e delimitar as zonas restringidas que tenha cada um de forma mais fácil e rápida. Geralmente, estes cartões são únicos para cada trabalhador, já que recolhem o seu código de empregado. Quer dizer, cada cartão deve ser impresso individualmente e estar personalizado com os dados necessários. Para isso, necessitaremos de uma impressora de cartões plásticas, mas, como podemos criar o desenho e editá-lo para cada ficha? Continua a ler para percebê-lo.

Software para desenhar cartões

A principal opção – e mais adequada – é optar por um software de desenho de cartões. São programas que permitem ao utilizador personalizar por completo os cartões para posteriormente serem impressos nas impressoras de cartões de PVC. Permitem incluir dados automáticamente mediante conexões a bases de dados existentes que tenham a informação necessária.

Os fabricantes de impressoras de cartões, como Zebra, Evolis ou Datacard, oferecem os seus próprios programas de edição de cartões. De forma geral, todos permitem criar o desenho base para fácilmente ir editando com os dados pessoais necessários para cada impressão.

Alternativas

Ainda que na Logiscenter recomendemos a utilização de software especializado no desenho de cartões, é sempre possível criá-lo do zero em qualquer programa de edição de imagem. Só será necessário conhecer as dimensões dos cartões para adaptar a criatividade. Para fazer isto, é recomendável ter conhecimentos básicos de desenho.

Conteudo de um cartão

Os cartões de identificação de empregados costumam incluir vários dados básicos. Alguns são imprescindiveis, como o nome completo do empregado, o nome da empresa – e/ou o seu logo – um número associado ao trabalhador e a sua foto. Outra informação que também pode conter são o posto, a assinatura do trabalhador, a data de incorporação ou a data de validade, entre outros. Aqui podes ver um exemplo:

Modelo de um cartão de identificação sem os dados

Se ainda tens duvidas sobre os cartões, põe-te em contacto com a equipa técnica da Logiscenter e eles vão ajudar-te em tudo o que necessites.