Como funciona um detetor de notas falsas?

Um detetor de notas falsas e um contador de notas de Ratiotec

Existe a possibilidade de que chegue até às nossas mãos alguma nota falsa. Um grande aliado para os negócios nestes casos são os detetores de notas falsas. Estas máquinas resolvem, em menos de um segundo, todas as dúvidas acerca da autenticidade do dinheiro. Mas como funciona um detetor de notas?

O que é um detetor de notas

Um detetor de notas falsas é um pequeno dispositivo eletrónico que distingue símbolos, componentes ou aspetos de uma nota para assegurar a sua autenticidade. São utilizados em comércios e estabelecimentos de todo o mundo, em qualquer lugar onde se aceite dinheiro físico. A tecnologia destes detetores permite identificar riscos ligeiros nas notas que escapam ao olho humano, já que as imitações são cada vez mais sofisticadas e difíceis de reconhecer à primeira vista.

Há dois tipos principais de detetores de notas falsas: os que só verificam a tinta ultravioleta e outros mais completos que verificam mais características, como a banda magnética.

Tecnología para identificar notas falsas

Há várias propriedades que os detetores têm em conta no momento de identificar as notas falsas:

  • Controlo ultravioleta: as notas são elaboradas com tinta ultravioleta (UV). Trata-se de um fósforo fluorescente que só se pode ver com uns sensores específicos.
  • Controlo por banda magnética: os bancos usam tinta ferromagnética de várias cores com a que formam uns padrões invisíveis para o olho humano. O detetor é capaz de captá-la.
  • Controlo por infravermelhos: as notas de euro incluem ainda outro tipo de tinta. Debaixo da luz dos infravermelhos, reage de forma diferente. Algumas refletem e brilham, enquanto outras ficam escuras. Ambas são sensiveis à luz do día.
  • Controlo por aspetos físicos: cada tipo de nota tem uma dimensão e peso próprios. Os detetores podem medir estas características de maneira muito precisa.

Contadores de notas

Enquanto os detetores de notas falsas oferecem unicamente esta função, existem contadores de notas que também podem realizar esta função. Alguns modelos, para além de ajudar a calcular o dinheiro, podem ajudar a avisar das falsificações que se podem ter adicionado.

Se ainda tens dúvidas sobre os detetores de notas falsas, põe-te em contacto com a equipa técnica da Logiscenter e eles vão ajudar-te em tudo o que necessites.