Como criar um QR code fácilmente?

Leitura de um QR code

Os QR codes entraram para ficar no nosso dia a dia. Podem encontrar-se em qualquer sitio, desde passaportes para viajar de avião até anuncios na televisão, passando pela gestão de inventários em uma grande variedade de industrias. A tecnologização da rotina e a supressão do contacto físico foram duas evoluções favoráveis para a popularização do QR Code. E definitivamente, é uma solução que ajuda a ter toda a informação ao alcance de um telemóvel.

Estes códigos podem conter os dados de um link, um texto, umas coordenadas geográficas, uma imagem, etc. Quer dizer, é possível, por exemplo, gerar um QR Code de um PDF onde está o menu de um restaurante ou com o link para o website de uma empresa. Um mundo cheio de possibilidades para partilhar informação tanto a nível profissional como a nível pessoal. Para além disso, o seu aspeto fácilmente reconhecivel leva a que a maioria das pessoas saiba como ler rápidamente e apenas tarda uns segundos em fazê-lo. Tem uma aparência similar a esta:

O que é um QR Code?

Antes de aprender a criar um QR Code, é necessário entender o que é exatamente. O Quick Response code o código de resposta rápida é um código bidimensional (bidi) ou 2D. Este tipo codifica os dados de forma horizontal e vertical, de maneira que permite armazenar mais de 7.000 caracteres, enquanto que o de barras é código unidimensional (1D) tem maiores limitações.

Outro avanço relativamente aos códigos tradicionais é que o QR é muito acessivel. Qualquer pessoal pode ler este código com a camâra do seu telemóvel e a aplicação necessária instalada. E mais, os telemóveis mais novos já costumam ter o software preinstalado de fábrica. Já não é preciso contar com um ferramenta específica para descodificar os códigos. Os quadrados maiores que nunca variam nos QR codes permitem ao leitor situar e ler a informação que inclui o resto da imagem. Dai a rapidez de leitura que oferecem.

Também tem a função de corrigir erros e, ainda que esteja danificado ou manchado –até 30% do código– podem-se restaurar os dados. Assim, o QR code apresenta-se como um sucesor melhorado do código de barras.

Cria o teu QR Code passo a passo

Gerar um QR Code é muito fácil. Existem muitos programas em linha e gratuitos com os que podes dar forma a um QR Code rápidamente. O bom dos geradores é que são gratuitos e fáceis de utilizar, mas não são aptos para todas as aplicações de utilização de um QR Code.

Se necessitarem dos QR codes para outros fins, têm que optar por diferentes softwares e pagos. Um exemplo é o BarTender. Este programa permite desenhar as etiquetas adequadas paras as tuas necessidades. Não apenas visualmente mas também possibilita fazer as etiquetas segundo os critérios indicados. BarTender é compativel com muitos tipos de bases de dados para obter a informação que inclui os códigos embora também se possa adicionar manualmente. Conta tanto com uma versão gratuita como com uma paga.

No caso de apenas quereres criar um par de QR codes, deixamos aqui alguns links populares:

Estas páginas web permitem gerar un QR code grátis e sem validade. Oferecem muitas opções na hora do desenho, todo um mundo por explorar. Vejamos os passos a seguir:

Passo 1: conteudo

Uma vez selecionado o gerador de QR codes, há que escolher o tipo de conteudo que vamos incluir. O mais utilizado são os links, mas também pode ser um texto, uma imagem ou informação de contacto, por exemplo. Depois, é só inseri-lo.

Passo 2: desenho

Personaliza o desenho do QR code. Dependendo das opções que ofereça o gerador, é possivel alterar as cores, a aparencia dos quadros maiores e o resto dos pixeis, ou incluir o logo.

Passo 3: partilhar

Depois de criar e desenhar o código, é só descarregá-lo. É muito importante verificar que funciona bem antes de partilhá-lo com outras pessoas. Quando o arquivo estiver preparado e verificado, o último passo é adicioná-lo onde possa ser visto.

Se ainda tiveres dúvidas, põe-te em contacto com a equipa técnica da Logiscenter e eles vão ajudar-te em tudo o que necessites.