Caracteristicas principais das impressoras de etiquetas

Uma pessoa imprimir uma etiqueta em uma impressora de etiquetas ZD621 da Zebra

As impressoras de etiquetas de código de barras são imprescindíveis em muitos setores. Proporcionarão uma impressão de excelente qualidade sobre rolos de papel autoadesivos ou normais, criando assim todo o tipo de etiquetas, tickets, recibos e pulseiras. Porem, existem vários tipos de impressoras de etiquetas com características diferentes, pelo que teremos de conhecê-las para poder encontrar a mais adequada de acordo com as nossas necessidades. Seguem aqui os diferentes tipos de impressoras de etiquetas que encontraremos:

Segundo a tecnologia de impressão

O primeiro é conhecer os tipos de impressão que existem, os dois mais comuns são: a impressão térmica direta e a impressão por transferência térmica.

No primeiro caso, é necessário que o papel (etiqueta, ticket, etc.) seja sensível ao calor, pois estas impressoras funcionam de maneira que o cabeçal de impressão aplica calor para que o papel reaja e escureça mostrando o texto ao imprimir. Desta forma, gera impressões que tem uma vida útil curta e por tanto não é adequada para impressões tenham que estar expostas ao calor ou suportar longos períodos expostos a luz solar direta. Como vantagem, oferece uma qualidade de impressão nítida para os códigos de barra, possibilitando uma ótima digitalização. Dadas suas limitações, a impressão térmica direta é uni colorida. Além disto, não precisa de ribbon, por tanto, o seu único consumível é o papel.

Por sua vez, as impressoras de transferência térmica precisam de uma fita (ribbon), a qual imprime sobre o papel a traves da ação do cabeçal térmico. As principais vantagens é que as impressões são mais resistentes e tem uma vida útil maior, também permite imprimir sobre outros matérias além do papel, como os sintéticos. Inclusive, é possível escolher mais cores de impressões devido ao ribbon. Por último, seu custo por impressão é um pouco mais elevado.

Um terceiro tipo de impressoras de etiquetas que podemos encontrar são as impressoras matriciais. Estas fazem uso de um cabeçal que impacta sobre uma fita de tinta para imprimir sobre o papel. Embora, sejam mais lentas e barulhentas que as impressoras térmicas, sua impressão tem maior durabilidade. Por isto, são adequadas para imprimir, por exemplo, recibos de compras com garantia (tecnologia, automóveis, etc.) ou faturas.

Formas de impressoras de etiquetas

Também é possível classificar as impressoras de etiquetas segundo sua forma. Estas são as principais:

Impressora de etiquetas de sobremesa

As impressoras de sobremesa, também conhecidas como “impressoras de escritório”, são perfeitas para um baixo volumem e pouco frequente de impressão (até 1000 impressões por dia). Estas impressoras estão fabricadas para serem usadas em oficinas e pequenos comércios, adequando-se completamente as necessidades de cada empresa. Entre suas características técnicas destacam a capacidade de imprimir etiquetas com ampla largura (aproximadamente 118 mm) e o seu nível de resolução (disponíveis tanto em 203 como em 300 ppp).

Impressora de etiquetas portátil

As impressoras portáteis são semelhantes as impressoras de escritório, porém, são sem fios e por tanto podem imprimir desde qualquer localização. Estas máquinas dispõem de algumas limitações devido ao seu pequeno tamanho: apenas utilizam a impressão térmica direta, não estão feitas para volumes de impressão elevados, dispõem de uma capacidade de rolos limitadas e larguras de impressão menores, geralmente entre 2” e 4” como máximo. No entanto, para imprimir etiquetas ou recibos em movimento, estas oferecem uma impressão de alta qualidade com uma forma pequena que inclusive se adequa a cintura. Como não estão fixadas, dispõem de conexão sem fios a traves de Bluetooth ou Wi-Fi.

Impressora de etiquetas industriais

As impressoras industriais estão desenhadas para um uso frequente (mais de1000 impressões diárias) e para serem utilizadas em um entorno profissional e industrial. Tanto suas peças quanto os seus componentes garantem uma impressão perfeita de alta qualidade e durabilidade no tempo. Além disto, podem ser integradas na linha de produção. Por sua vez, os rolos de etiquetas são bem maiores, podendo imprimir etiquetas de 6” a 8” em alguns modelos. Estas podem ser encontradas em centros logísticos, grandes superfícies e inclusive em algumas oficinas. Estas impressoras dispõem de todo o tipo de acessórios, como cutter, rewinder e peeler, garantindo assim um resultado ótimo e profissional.

Outras características

Existem mais características que devemos considerar na hora de escolher a impressora de etiquetas mais adequada para o nosso negócio. Como vimos, é possível escolher entre impressões uni coloridas ou á cores. Também temos de conhecer o fluxo de trabalho pois estas impressoras tem um limite de impressões diárias. Por último é preciso conhecer a largura das etiquetas pois um recibo de uma frutaria e uma etiqueta para enviar um pedido, por exemplo, não tem o mesmo tamanho.

Apos conhecer todos as características de uma impressora, poderás escolher a mais apropriada conforme tuas necessidades.

Se ainda tens dúvidas sobre as impressoras de etiquetas, contacta com o equipo técnico da Logiscenter e lhe ajudaremos em tudo o que precise.